top of page
  • Foto do escritorProjeto Resgate

Como se preparar para o vestibular de graça?

Atualizado: 20 de set. de 2022

2022 já passou da metade! Dá para acreditar? O oitavo mês do ano já começou. E, para muita gente, isso quer dizer um aumento na ansiedade. A época dos vestibulares e do ENEM chegando. Todo preparo é pouco. Mas aí surge a dúvida: como se preparar para o vestibular de graça?

Na reta final de estudos pode ser mais difícil focar nas matérias e encontrar bons conteúdos para revisar. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer as provas com calma e preparo! Confira.



Vestibular 2022 | Projeto social de educação | Voluntariado em Joinville


É possível estudar para o vestibular sozinho?

Estudar para o vestibular sozinho não é impossível! Mas com certeza pede um pouco mais de disciplina e dedicação. Você precisa definir os horários que vai estudar, quais assuntos vai dar prioridade e como vai conseguir os conteúdos. Afinal, se preparar para o vestibular de graça não é “mamão com açúcar”, não!

Para estudar sozinho e se preparar para o vestibular, você precisa de:


  • Bons materiais de estudo;

  • Tempo livre no dia (1 ou 2 horas no mínimo);

  • Disciplina;

  • Um lugar para anotar tudo o que aprender.


Se você tiver um computador, notebook ou tablet para estudar, ótimo! Mas se essa não for uma opção, tudo bem também. É possível estudar pelo celular.


O que eu preciso estudar para passar no vestibular?

As provas dos vestibulares e do ENEM são divididas por assuntos. Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Física e por aí vai.

Por isso, é importante estudar matérias de cada um desses assuntos. Mas você deve estar se perguntando: como eu defino quais matérias vou estudar?

De acordo com o blog da Imaginie, não tem como saber de certeza o que vai cair nas provas. Mas dá para estudar os assuntos em um geral, para entender um pouco de cada coisa e aumentar as chances de saber a resposta certa das perguntas!

Então, algumas dicas de matérias que você pode fazer uma revisão pesada nessa reta final são:


Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Funções sintáticas; Relações entre linguagem verbal e não verbal; Conjugação e uso dos tempos e modos verbais; e Semântica.


História: Ditadura Militar; Processo de Independência do Brasil; Movimentos sociais no Brasil; Época medieval; Renascimento; Guerras mundiais e Guerra Fria.


Matemática: Porcentagem; Equações de 1º e 2º graus; Geometria Plana; Trigonometria; Probabilidade; e Polinômios.


Física: Cinemática dos movimentos retilíneos; Trabalho e energia; Calorimetria; Hidrostática; Ondas; e As leis de Newton.


Vale lembrar que existem outras matérias que podem cair também, ok? Se puder, peça ajuda aos seus professores na escola!


Plataformas gratuitas para estudar para o vestibular

Uma ótima maneira de se preparar para o vestibular de graça é usando plataformas, aplicativos e canais de conteúdo prontos. Ou seja, que já tem as aulas separadas por assunto. E existem várias opções que não custam nada, sabia? Olha só algumas indicações:


  • Me Salva: Esse é um cursinho pago, mas que disponibiliza um monte de conteúdo gratuito, vale a pena conferir.

  • Calcule Mais: É um site e também um app voltado a ensinar matemática!

  • Beduka: Esse site tem vários simulados do ENEM para ajudar a praticar as questões.

  • Projeto Redação: Para você praticar a escrita e arrasar na redação das provas!


Conheça o Projeto Resgate

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a se preparar para o vestibular em casa! Tomara que logo você esteja comemorando a aprovação na faculdade!

Além de criar conteúdo sobre educação, o Projeto Resgate também procura ajudar estudantes bolsistas de escolas particulares que precisam de auxílio com transporte, materiais e muito mais. Nosso foco hoje está em Joinville/SC. Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre o trabalho que fazemos!

Esperamos te encontrar em um próximo conteúdo. Até lá!



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page