A sociedade está repleta de oportunidades de aprendizado, poucas tão efetivas e fascinantes quanto a história e o dia a dia das pessoas que fazem a sociedade funcionar.
Por isso, estudantes de 12 a 14 anos acompanham as voluntárias Sabrina Schmitz, Fabiana Stolf e Andreia Monteiro em visitas a empresas, lugares públicos e instituições da nossa cidade.
Além de ouvirem com os profissionais dessas organizações como funcionam seus processos e rotinas, os jovens têm vivências de grande valor.
“A ideia central é desenvolver a criatividade a partir do enriquecimento do repertório. Na maioria das vezes, a criação é principalmente a conexão de ideias que conhecemos, de conceitos que aprendemos e de coisas que vivenciamos. As crianças são cheias de imaginação, mas carecem desses elementos para a produção criativa.” — explica Sabrina.
O grupo tem experiências bem variadas:
Ao visitarem uma unidade da rede McDonald’s, as crianças aprenderam sobre o processo padronizado e rígido da maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.
Na Escola do Teatro Bolshoi e no Instituto Juarez Machado testemunharam duas manifestações do encontro da técnica, da sensibilidade, da disciplina e da incansável vontade de fazer sempre melhor.
“Nossa! Eu nunca entrei em um café tão chique!” — exclamou uma criança ao chegar à Chocolataria Doce Beijo. A voluntária viu então uma oportunidade de chamar a atenção dos estudantes para outra dimensão: a excelência. “É mais que chique. É caprichado! Observem que há capricho em tudo que fazem.”
“Procuramos promover essas vivências para que sirvam também de inspiração, para que passem a desejar e buscar aquela realidade para eles” — salienta Sabrina.
Comments