• Projeto Resgate

Um Mergulho na História de Joinville



Nessa atividade foram revisitadas e construídas as primeiras noções acerca dos processos históricos que constituíram a formação do espaço social da cidade de Joinville, no período entre 1851 e os primeiros anos do século XX.


Em uma exposição dialogada, os participantes do Think Tank Pensando Joinville, cujo desafio é “O Museu no Século XXII”, puderam atentar para os primórdios da história da Colônia Dona Francisca, entendendo o contexto social da Europa e do Brasil na época, as consequências desses contextos para a Colônia; percebendo de tal forma a grande influencia que teve o casamento do Príncipe de Joinville e a Princesa Dona Francisca, a distribuição do dote real e a chegada dos primeiros imigrantes para o desenvolvimento da cidade.


O mergulho no passado se deu por meio da reprodução de recursos iconográficos preservados em acervos museais, de tal forma que puderam observar as mudanças das paisagens e do ser social que constituía os primeiros habitantes.

Visualizaram os primeiros estilos arquitetônicos, a espacialidade urbana na sua configuração de ruas e também as práticas sociais como fotos dos clubes e festas que permearam a vida cotidiana da cidade.


O encontro também contou com a presença do arquiteto e urbanista Gabriel Golnick, que contribuiu para que os jovens pudessem observar as mudanças sociais ocorridas na cidade em função da modificação dos espaços públicos.


Ao mergulhar na história os jovens entendem e se apropriam do legado deixado pelos colonizadores de Joinville, provocando-os a pensarem: Que legado quero deixar para minha cidade?


Por: Julio Vieira / Mônica Heinzelmann

0 visualização0 comentário