• Projeto Resgate

De beneficiária a benfeitora

Atualizado: 20 de set.

Hoje, “do outro lado da mesa”, na condição de voluntária, vejo toda a cooperação e o esforço dedicados nos bastidores das atividades.

Combinando ciência e arte, as atividades atraem os estudantes do Ensino Fundamental para conhecer mais sobre plantas, processos biológicos e desenvolver a sensibilidade.

Os perfumistas-aprendizes são orientados pelo Prof. Moisés Lara, e pela acadêmica Stefany Milany, ambos do curso de Licenciatura em Química da UDESC.

A universitária é egressa do Projeto Resgate. Foi bolsista no Colégio Bonja do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na sequência, cursou o Ensino Médio integrado ao Técnico em Química no Instituto Federal Catarinense, quando também participou da Edição 2017 do Think Tank Projeto Resgate.


STEAM | Voluntariado em Joinville | Projeto Social de educação
Moisés Lara e Stefany Milany (de pé), com as perfumistas-aprendizes.

Quando terminei o Ensino Médio, senti muita saudade de estar em comunidade e lembrei com carinho de quando participava do Projeto Resgate. Como o apoio da organização, pude estudar em uma das melhores escolas de Santa Catarina. Nunca me faltou nada. Recebi livros, apostilas, materiais escolares, uniforme, transporte e, principalmente, acolhimento.

"Quando ingressei na UDESC, disse à Mônica Heinzelmann (diretora do Projeto Resgate) que queria devolver para a sociedade o apoio que recebi do Projeto Resgate. E para minha surpresa, consegui me encaixar na Oficina de Perfumes, que tem muito a ver com a minha área: Química.

Hoje, 'do outro lado da mesa', na condição de voluntária, vejo toda a cooperação e o esforço dedicados nos bastidores das atividades, coisas que eu não enxergava naquela época. Nós, educadores, realmente nos conectamos com os alunos e torcemos pelo sucesso de cada um. Animados, preparamos as atividades para que os mais jovens aproveitem as experiências e gostem delas tanto quanto nós.

Lembro muito bem dos voluntários que tive contato quando era apoiada pelo Projeto Resgate, que me inspiraram, me mostraram coisas novas. Sempre foram trocas muito ricas e hoje tento ser uma dessas pessoas na jornada dos alunos."



Projeto social em Joinville | Voluntariado | STEAM | Química

Aroma de gratidão

Stefany Milany é acadêmica do curso de Licenciatura em Química da UDESC. Orientada pelo Prof. Moisés Lara, ensina aos bolsistas do Ensino Fundamental apoiados pelo Projeto Resgate as teorias e práticas para a produção de perfumes.

Nessas atividades que combinam ciência e arte, os aprendizes de perfumista aprendem sobre as plantas, os processos biológicos e químicos envolvidos na produção de perfumes, além de desenvolverem a sensibilidade.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo