• Projeto Resgate

O futuro que emerge diante de nós



Sobreviverão no mercado as empresas que conseguirem reagir com rapidez ao movimento dos clientes, dos concorrentes e da sociedade como um todo. Têm maior vantagem as que se antecipam às tendências e ajustam seus modelos e operações para as oportunidades que percebem estarem prontas para despontar.


E ninguém tem melhor condições de prever o futuro que aqueles que o criam, como nos ensinou Peter Drucker.


Nesse cenário, a excelência operacional deixa de ser um diferencial para ser um pressuposto. Não basta fazer bem e sempre melhor, é preciso levar ao mercado algo diferente e melhor do que os concorrentes têm em suas vitrines.


Praticar a inovação ecossistêmica é uma abordagem cada vez mais adotada nas economias baseadas no conhecimento, e gera grande vantagem para as empresas que já conseguem colocar em prática. Vence aquele que surpreender e cativar o cliente com produtos e serviços que entregam os valores que lhes sejam mais relevantes.


Vantagens da inovação ecossistêmica


Nessa nova arena, dois tipos de inovação precisam se tornar conceitos e práticas transversais a todas as áreas de uma empresa:

  • a inovação intersetorial, que envolve vários setores da mesma organização;

  • e a cocriativa, quando as pessoas de fora da empresa como fornecedores, colaboradores e clientes associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor.

Assim como a excelência operacional, essas práticas precisam passar a fazer parte do DNA da organização.


Essa mudança se deve ao crescente grau de incertezas do mercado global e das necessidades comuns das corporações, que têm na inovação seu principal vetor de crescimento.


Saem de cena as estruturas hierárquicas para dar lugar às propriedades dos Sistemas Complexos Adaptativos (CAS, pela sigla em inglês), como autogovernança, autogestão e auto-ajuste.


Projeto Think Tank Criando o Futuro


É certo que não seja possível prever todos os desdobramentos de transformações multidimensionais tão profundas em nossas organizações. Mas é indiscutível que a qualidade dos quadros de uma empresa e principalmente de sua liderança, será determinante na realização dos seus objetivos principais: geração de valor e longevidade.


Prevendo esses desafios, o Projeto Resgate lançou em 2015 o programa Think Tank Criando o Futuro.


Nessa proposta, os estudantes, chamados aqui de Solucionadores, trabalham em equipe, utilizam metodologias de ponta e são orientados por Mentores de Projeto. Esses mentores são profissionais em ascensão, e seus projetos visam resolver problemas de relevância para a sociedade.


Por meio dessa experiência, os Solucionadores desenvolvem habilidades de inovação e resolução de problemas. Enquanto isso, os Mentores de Projeto constroem competências de liderança transformacional, e contam com o apoio de Mentores Masters.


O papel de Mentor Master é ocupado por líderes experientes, com trajetória de destaque no mercado e que são referência para os mais jovens.


Empresas como Embraco e NSC já identificam no Think Tank um acelerador para o desenvolvimento da liderança que precisam. Esse desenvolvimento fomenta o alinhamento da empresa com o futuro, ajuda na formação de linhas de sucessão para os diferentes níveis organizacionais e aumenta a geração de valor para seus vários stakeholders.


Para saber como você e sua empresa podem conjugar esforços de desenvolvimento profissional com os de responsabilidade social, escreva para mario@projetoresgate.org.br

0 visualização0 comentário