
Projeto Resgate
Educação Formal e não Formal na construção do “Eu”.
Nesse projeto os alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental identificaram diferentes vetores que influenciam a constituição do “seu eu”.
Ao longo do ano, cada um desses vetores será analisado, possibilitando assim a imersão no desafio lançado no início do ano: Tornarem-se adultos melhores.
Estamos seguindo a metodologia desenvolvida por Otto Scharmer na Teoria –U.
Após o estudo da influência da família, chegou à vez da educação.
Os alunos criaram mapas mentais, indicando que competências e habilidades desenvolvem por meio das diversas disciplinas que possuem nas escolas. Além disso, refletiram sobre o que aprendem no Projeto Resgate, mostrando-lhes o que significa a
Educação não Formal.
Ao realizarem essas atividades, perceberam que existe algo além do conteúdo de cada matéria, valorizaram a aprendizagem, bem como estabeleceram relações entre as disciplinas, às habilidades e competências por elas desenvolvidas e as necessidades da vida.
Alguns focos foram ressaltados para os alunos: o desenvolvimento da inteligência emocional ao estudar-se Literatura, o desenvolvimento dos processos cognitivos por meio da Linguagem, a necessidade de apontar objetivos e elaborar um plano de ação para alcançá-los, como se aprende no estudo da História; e as habilidades de resolução de problemas decorrentes da disciplina de Matemática.
Foi lançado um desafio: A Matemática pode ajudar nos relacionamentos amorosos?
A turma ficou dividida, mas ponto a ponto verificamos que sim, como pode ser visto no
quadro.
Competências desenvolvidas pelo estudo da Matemática | Recursos para um bom relacionamento amoroso |
Atenção | Subsídio para se prestar mais atenção nas necessidades do parceiro. |
Solução de problemas | Maior aptidão para resolver os problemas que surgem, pois estará mais apto para fazer uma análise sistematizada do problema. |
Raciocínio Lógico | Conseguirá sair mais facilmente do plano das emoções, onde muitas vezes não se consegue ter clareza dos fatos, para o plano racional. |
Concentração | Estará mais atento nas conversas, diminuindo os problemas de comunicação. |
Ao relatarem o que aprenderam no Projeto Resgate, fechamos com chave de ouro o propósito da Formação de Valores, visto que os pontos levantados vieram dos alunos.
Alguns dos pontos relacionados são:
Pensar
Dar valor as coisas
Ter mais responsabilidade
Desenvolvimento social
Lidar com situações da vida
Transformar-se
Amor por si mesmo e ao próximo
Ou, como descreve outro grupo de crianças: Fomentar em crianças e jovens o desejo de aprender, “ ter temperança, de enriquecer nossas vidas de bons ensinamentos, desenvolver a criatividade, exercitar a memória, desenvolver habilidades manuais, interagir com as pessoas, ser mais atento, ter compromisso, ter mais respeito, pensar de forma diferente, ter varias ideias e criar novas amizades.”
Por: Mônica Heinzelmann