• Projeto Resgate

Educação Formal e não Formal na construção do “Eu”.

Nesse projeto os alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental identificaram diferentes vetores que influenciam a constituição do “seu eu”.


Ao longo do ano, cada um desses vetores será analisado, possibilitando assim a imersão no desafio lançado no início do ano: Tornarem-se adultos melhores.


Estamos seguindo a metodologia desenvolvida por Otto Scharmer na Teoria –U.


Após o estudo da influência da família, chegou à vez da educação.


Os alunos criaram mapas mentais, indicando que competências e habilidades desenvolvem por meio das diversas disciplinas que possuem nas escolas. Além disso, refletiram sobre o que aprendem no Projeto Resgate, mostrando-lhes o que significa a


Educação não Formal.


Ao realizarem essas atividades, perceberam que existe algo além do conteúdo de cada matéria, valorizaram a aprendizagem, bem como estabeleceram relações entre as disciplinas, às habilidades e competências por elas desenvolvidas e as necessidades da vida.


Alguns focos foram ressaltados para os alunos: o desenvolvimento da inteligência emocional ao estudar-se Literatura, o desenvolvimento dos processos cognitivos por meio da Linguagem, a necessidade de apontar objetivos e elaborar um plano de ação para alcançá-los, como se aprende no estudo da História; e as habilidades de resolução de problemas decorrentes da disciplina de Matemática.


Foi lançado um desafio: A Matemática pode ajudar nos relacionamentos amorosos?


A turma ficou dividida, mas ponto a ponto verificamos que sim, como pode ser visto no

quadro.


Competências desenvolvidas pelo estudo da Matemática

Recursos para um bom relacionamento amoroso

Atenção

Subsídio para se prestar mais atenção nas necessidades do parceiro.

Solução de problemas

Maior aptidão para resolver os problemas que surgem, pois estará mais apto para fazer uma análise sistematizada do problema.

Raciocínio Lógico

Conseguirá sair mais facilmente do plano das emoções, onde muitas vezes não se consegue ter clareza dos fatos, para o plano racional.

Concentração

Estará mais atento nas conversas, diminuindo os problemas de comunicação.


Ao relatarem o que aprenderam no Projeto Resgate, fechamos com chave de ouro o propósito da Formação de Valores, visto que os pontos levantados vieram dos alunos.


Alguns dos pontos relacionados são:

  • Pensar

  • Dar valor as coisas

  • Ter mais responsabilidade

  • Desenvolvimento social

  • Lidar com situações da vida

  • Transformar-se

  • Amor por si mesmo e ao próximo

Ou, como descreve outro grupo de crianças: Fomentar em crianças e jovens o desejo de aprender, “ ter temperança, de enriquecer nossas vidas de bons ensinamentos, desenvolver a criatividade, exercitar a memória, desenvolver habilidades manuais, interagir com as pessoas, ser mais atento, ter compromisso, ter mais respeito, pensar de forma diferente, ter varias ideias e criar novas amizades.”


Por: Mônica Heinzelmann

0 visualização0 comentário